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Os melhores conceitos de retalho do Mundo

Por a 4 de Março de 2015 as 11:02

Bilder& de Clerq, na Holanda

Para inspirar retalhistas de todo o Mundo, o Instituto de Marketing Research lançou a 10ª edição do livro “10 Retail Innovations” que reúne os melhores conceitos de 2014.

A descoberta de novas ideias que permitam revolucionar os conceitos de negócio e a procura de novas ferramentas para aumentar a competitividade. Estas são preocupações comuns aos retalhistas.

Para tornar esta tarefa menos complicada para os retalhistas, há 10 anos que o Instituto de Marketing Research (IMR), uma empresa de consultoria especializada em retalho e grande consumo, com 15 anos de vida, que pertence ao Ebelfort Group, lança anualmente um livro que reúne as mais recentes inovações no retalho mundial e dá a conhecer as melhores práticas do sector.

A edição de 2015 é especial, explica em entrevista ao HIPERSUPER Luís Rosário, Partner do IMR. “Nesta edição temos um resumo que acompanha uma década de inovação no retalho, mais e melhor conteúdo, além de mais casos, para assinalar o 10º aniversário desta publicação”, que não é comercializado mas sim oferecido, sobretudo aos clientes do grupo.

O livro destaca ainda os 10 retalhistas mais inovadores do ano em sete categorias – CuratedCollections, Costumization, ExperientialRetailing 2.0, Hyper Local, Online Offline Mashup, Retailvention e TechnologyIntervention – após uma análise a 120 candidaturas de 25 países. E elege um conceito vencedor do ano, esta edição a Bilder& de Clerq. Trata-se de uma insígnia holandesa que criou um conceito de mercearia/restaurante inovador. A história deste espaço começa quando dois chefs decidem abrir uma loja para ajudar os consumidores a solucionarem rapidamente o que fazer para o jantar. A cada mês, a ementa muda dando lugar a 14 novas receitas, relacionadas com os alimentos de cada estação. Os ingredientes frescos podem ser adquiridos na quantidade exacta para aquela refeição que pode ser ingerida no local ou feita em casa com a ajuda de um livro de receitas.

Fáceis e simples de preparar, as receitas não são a única oferta deste espaço. O espaço vende produtos complementares de cozinha e tem uma zona para pequenos-almoços, além de uma área interactiva na Internet para discutir e partilhar os melhores pratos, com a participação dos chefs.

Inovação em português

Um comité de peritos eleitos dentro do grupo, este ano foram oito, seleccionam os nomeados sob o olhar atento do líder do júri, Neil Stern, da filial norte-americana do grupo. “Uma longlist de cerca de 200 casos são obtidos, os quais são avaliados em parâmetros específicos relacionados com a atratividade, o modelo de negócio, o sucesso e sobretudo o cariz diferenciador e único do seu conceito. Integram o livro uma centena de casos, são destacados os 10 mais inovadores e é eleito um conceito vencedor do ano”, explica Luís Rosário.

Alguma das tendências identificadassão aplicadas ao mercado português? “Não há uma tendência que se destaque no mercado português, há já alguns exemplos de bom retalho em tendências como “Retailvention” no retalho alimentar, “Online Offline Mashup” no Retalho de Electrónica de Consumo. Mais e melhor retalho vai surgir em Portugal em 2015 e lojas que proporcionam mais “experiência ao cliente”, disponibilizam mais tecnologia ao consumidor ou apostem de forma significativa nos produtos locais, vão ser uma realidade mais visível.

 

VENCEDORES:

Bilder& de Clerq – Holanda

Au BootduChamp – França

Argos – Reino Unido

Begendik – Turquia

Bikini Berlim – Alemanha

Dr. Fleming – Itália

Hedonism – Reino Unido

OVS 2.0 – Itália

Selfriges Fragrance Lab – Reino Unido

Space Ninety 8 – USA

 

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