Homepage Newsletter Opinião

Crescimento no sector do retalho, por Petra Marques (Page Personnel Retail)

Por a 3 de Março de 2015 as 11:55

Por Petra Marques, Consultora Page Personnel Retail

Se, nos últimos anos, o recrutamento no retalho existia para colmatar saídas pontuais, hoje assistimos a recrutamentos associados a planos de expansão que agora se materializam.

Para que se definam projectos consistentes de recrutamento, é vital que se analisem os recursos já disponíveis, no sentido de os optimizar, ou possibilitar alguma mobilidade ou progressão interna. Assim, torna-se possível sinalizar à estrutura uma lógica de meritocracia e aposta nos recursos internos, o que se traduz numa forma bastante eficaz de retenção de talento.

Ao avaliar um plano de expansão, deve também perceber-se qual a extensão do mesmo e a forma como este será implementado, no sentido de adaptar a respectiva estrutura e expectativas dos recursos humanos envolvidos. Esgotadas as possibilidades internas, deverá então avaliar-se o recrutamento externo, no sentido de conseguir identificar profissionais preparados, cujos perfis possam ser de alguma forma complementares ou mesmo inovadores.

Enquanto consultores, o nosso papel passa cada vez mais por colocar à disposição dos nossos clientes o nosso expertise, não só para apoiar na definição dos perfis a recrutar, tendo em conta a sua realidade e necessidades, mas também na forma de conseguir identificar e recrutar os candidatos que encaixem nesse perfil. A identificação e recrutamento de novos colaboradores deverão pressupor muito mais as competências do candidato, do que o facto de virem de estruturas concorrentes, que ‘per si’ não são garantia de enquadramento noutra estrutura, podendo-se correr o risco de repetir casos de insucesso. Uma mesma função, em empresas diferentes, poderá ter âmbitos funcionais verdadeiramente distintos, podendo diferir também em graus de autonomia, como em níveis de progressão.

Requisitos como mobilidade geográfica, potencial de desenvolvimento, flexibilidade e domínio de idiomas são obrigatórios ser tidos em conta na hora de recrutar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *