Consumo FMCG Homepage Newsletter

Mais consumo e menos poupança em 2014

Por a 15 de Maio de 2014 as 12:43

Um total de 29% dos consumidores portugueses pensa aumentar as suas despesas nos próximos meses. Uma diferença de 10% face ao ano anterior, revelam os dados do Barómetro Europeu do Observador Cetelem.

No que diz respeito às poupanças, os consumidores revelam que as suas intenções passam por uma redução das mesmas quando de 48% em 2013 para 35% em 2014.

Segundo o estudo, 2014 será um ano em que se irá poupar menos na Europa, de uma forma geral.

“Num contexto de aumento das despesas, as intenções de poupança são bastante estáveis ou apresentam uma redução no conjunto dos doze países europeus analisados, com excepção da Itália, Hungria, República Checa e Eslováquia. Em 2014, os doze países estudados pelo Cetelem anunciam um nível de poupança semelhante, com 37% dos consumidores, em média, a declararem querer aumentar as suas poupanças, contra 39% em 2013”.

Fazendo a comparação entre os valores recolhidos em Portugal no estudo de 2014 com a média europeia (40% nas despesas e 37% na poupança), os portugueses revelam que as suas intenções de aumento das despesas e aumento das poupanças são mais baixas (29% e 35%, respectivamente).

Também no ano anterior os portugueses estavam abaixo da tendência na Europa no que diz respeito às despesas (33%), sendo que apenas 19% revelava intenção de as aumentar. Já os valores de poupança recolhidos em Portugal estavam bastante acima da média europeia (48% contra 39%).

Ficha técnica

Para as análises e previsões deste estudo foram inquiridas cerca de 8.000 pessoas, através da Internet, em 12 países europeus: Alemanha, Bélgica, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia. Os inquéritos foram realizados entre 17 de Outubro e 5 de Novembro de 2013.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *