Distribuição Homepage Newsletter

Moral dos portugueses sobe pela primeira vez em 6 anos

Por a 29 de Abril de 2014 as 11:01

Desde 2007 que o moral dos portugueses sobre a situação actual do País não subia em relação ao ano anterior, ainda que seja um valor muito residual, em 2014 o moral evolui pde 2,4 para 2,5 (numa escala de 0 a 10).

“Regista-se também uma evolução na forma como os portugueses encaram a sua situação pessoal: passa de uma nota de 3,9/10 para 4,1/10. Estes dados foram recolhidos pelo Observador Cetelem e divulgados recentemente na edição deste ano do Barómetro Europeu.

Segundo o estudo, “a plena consciência sobre a crise económica e financeira, que a Europa atravessou nos últimos tempos, atingiu o seu clímax no ano passado. A retoma da actividade económica que surgiu na maior parte dos países europeus desde meados de 2013 parece confirmar que o processo de saída da crise está lançado. Tal explica o facto de no estudo oito em doze países apresentarem notas da situação actual do País em alta, em relação ao ano passado, entre os quais Portugal (+0,1 pontos) e Espanha (+0,4 pontos).

Apenas quatro países contrariam esta tendência positiva: França, Itália, Polónia e Eslováquia, para os quais a situação geral do país parece conhecer uma nova degradação. França destaca-se por ter registado uma classificação historicamente baixa (3,9/10). Os franceses são ainda os únicos, entre os países analisados, a apresentar uma degradação da sua situação pessoal comparada com 2013, baixando ligeiramente a sua nota para 5,2/10 (vs 5,3/10).

Os italianos, tal como os espanhóis e os portugueses estão mais satisfeitos com a sua situação pessoal, apresentando desvios baseados entre a nota do país e a nota da situação pessoal: +1,8 pontos para os espanhóis e italianos e +1,6 pontos para os portugueses”.

 

 

Ficha técnica

Foram inquiridas cerca de 8.000 pessoas (pelo menos 500 indivíduos por país, com idade superior a 18 anos) através da Internet, em 12 países europeus: Alemanha, Bélgica, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia, entre 17 de Outubro e 5 de Novembro de 2013.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *