FMCG Homepage Marcas Newsletter

Teste pioneiro prova origem do peixe de aquacultura

Por a 21 de Fevereiro de 2014 as 9:30

Onde foi criado o peixe que tem no prato? Tem a certeza? Para tirar todas as dúvidas uma equipa de biólogos da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu um teste inédito que, através de uma análise microbiológica ao muco do peixe, garante determinar a sua proveniência.

Pronto a ser usado por qualquer piscicultura de água salgada, o teste serve três grandes objectivos: permite aos consumidores saberem exactamente que o peixe cresceu numa aquacultura que utiliza, ou não, métodos de criação amigos do ambiente e, consequentemente, aferirem a qualidade do pescado e respectivas implicações na saúde humana, além de possibilitar aos produtores certificarem o próprio produto enquanto combatem a fraude de quem vende ‘gato por lebre’.

Se nas carnes e nos vegetais a denominação de produto criado através de métodos biológicos é já uma informação que está ao alcance dos consumidores, no que diz respeito ao pescado “o cenário é pouco claro e a fraude é difícil de detectar. O teste permite não só ao produtor, de uma forma inequívoca, garantir que o produto é seu mas também denunciar o uso abusivo daqueles que dizem que o seu peixe é orgânico”, aponta Ricardo Calado, biólogo da UA e coordenador do projecto.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *