Destaque Newsletter Opinião

3 importantes passos para se tornar num melhor líder, por Rita Sampaio (Maquijig)

Por a 19 de Fevereiro de 2014 as 10:47

Por Rita Sampaio, CEO do Centro de Empresas Maquijig*

Ser líder não é tarefa fácil, mas pode tornar-se muito recompensadora. É esperado de um líder ser o responsável das comunidades e organizações em que trabalha. E uma vez que os líderes não são perfeitos, apenas carregam uma cruz enorme, têm de estar conscientes de que vão receber muitas críticas e opiniões divergentes das pessoas que lideram e, por isso mesmo, precisam de ter mente aberta e uma enorme paz de espírito para conseguirem responder a todas elas com uma postura quase perfeita. Mas, até mesmo os líderes devem ter o discernimento de saber quando ouvir e refutar, e quando aceitar a crítica e fazer os devidos ajustes.

Enquanto líder, terá sempre muito espaço para fazer melhorias. Se pretende liderar, em vez de apenas chefiar, o seu negócio, organização, comunidade e até mesmo a própria família, considere estas três dicas:

1. Motivar as pessoas para uma visão comum

Sem uma visão, as empresas não têm futuro. Uma visão comum motiva e une os elementos da equipa, inspirando-os a trabalharem em conjunto e a apoiarem-se mesmo quando surgem as maiores dificuldades. Existirão empresas de sucesso que sobrevivam muitos anos e num mercado extremamente competitivo, sem uma visão partilhada por todos e cada um dos seus colaboradores?

Uma equipa que partilhe a mesma visão consegue feitos incríveis, atinge os objectivos a que se propõe e ajuda cada elemento a fazer a passagem dos erros passados para as vitórias presentes e futuras.

Que objectivos quer alcançar? Onde vê a sua empresa e/ou a sua equipa daqui por uns anos? Como espera que a vida dos seus colaboradores melhore? Todas estas questões estão ligadas à visão de um líder. Enquanto líder, crie uma visão que seja capaz de mover as pessoas ao encontro das suas necessidades e desejos, tornando-as o mais auto suficientes possível, mas que também as encoraje a seguir objectivos de vida maiores.

Há um velho ditado que diz: “se dermos um peixe a um homem, alimentamo-lo por um dia; se o ensinarmos a pescar, alimentamo-lo para toda a vida”.

2. Lidere pelo exemplo

Esta é uma expressão que tantas vezes foi dita que se tornou um cliché. Mas, por mais vezes que seja dita, jamais perderá a sua razão.

O que será que faz com que as pessoas deixem de confiar nos seus líderes? Muitas vezes pelo facto do “faz o que eu digo e não o que eu faço” tomar lugar, ou se preferirmos o tão conhecido “put your money where your mouth is”, diz muito sobre o carácter do suposto líder.

Num artigo no The Wasgington Post (leia AQUI), o autor afirma que “de todas as facetas de um líder, o seu carácter é a mais importante”, que a integridade não tem a ver com o ser-se perfeito, mas sim ter a força de carácter e a humildade para aprender com os erros e procurar melhorar dia para dia.

É fácil dizer que o correto é liderar pelo exemplo, mas como é que isto pode ser praticado diariamente? Um artigo de Brent Gleeson (leia AQUI) dá 7 dicas para se treinar:

– Conheça o seu negócio melhor do que ninguém e o mercado onde está

– Tenha a total consciência do que diz

– Respeite os seus superiores

– Ouça a sua equipa e cada elemento da mesma

– Admita os seus erros

– Delegue para a sua equipa

– Cuide de si

Ou seja: faça o que gostava que os seus líderes fizessem, e estará a liderar pelo exemplo.

“O líder é aquele que sabe o caminho, percorre esse mesmo caminho e ensina-o à sua equipa” – John Maxwell

3. Seja apaixonado, mas também compassivo

A compaixão é a capacidade de sentir empatia pelos outros, é uma virtude capaz de revigorar as pessoas e dar-lhes força e motivação porque se sentem compreendidas e apoiadas. Um líder deve ser compassivo de forma a encorajar quem errou, ajudando-o a aprender com o erro, ganhando de novo confiança.

Um erro comum cometido por alguns líderes é focarem-se em demasia na tarefa que necessita de ser realizada, acabando por deixarem para segundo plano a pessoa que está a desempenhar essa mesma tarefa.

Escusado será dizer que as equipas são compostas por pessoas, não por máquinas.

“Comandar é uma forma de servir, nem mais nem menos”, Andre Malraux

*A Maquijig é um centro de empresas que oferece um leque alargado de serviços aos clientes e membros de networking, entre estes Escritórios Virtuais, Coworking, Hot Desking e serviços de aluguer de espaços para formações e eventos

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *