Análise Data Center Newsletter

Exportações desaceleram em Outubro

Por a 10 de Dezembro de 2013 as 14:59

As exportações de bens abrandaram em Outubro para 4,2%, em termos homólogos (9,9% em Setembro), enquanto a compra de bens ao exterior aumentou para 3,7%, acima dos 3,5% registados no mês anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatística.

As estatísticas do comércio internacional indicam que o crescimento das exportações em Outubro foi suportado essencialmente pelo comércio intracomunitário, sobretudo combustíveis minerais, com uma variação homóloga de 3,9%.

As importações de produtos comunitários cresceram 0,2%, em resultado do acréscimo nas categorias plásticos e borrachas (em especial pneus), madeira e cortiça, metais comuns e vestuário.

As exportações para fora do espaço comunitário aumentaram 4,7%, enquanto as importações subiram 13,8%, face ao mês homólogo, atingindo o valor mais elevado do ano, devido essencialmente aos combustíveis minerais.

Em termos mensais, a venda de bens ao exterior aumentou 7,2% face a Setembro e a compra de produtos cresceu 9,9%, devido sobretudo ao comércio comunitário.

No trimestre terminado em Outubro, as exportações aumentaram 4,6% e as importações 1,2%, comparando com o período homólogo, o que se traduziu numa redução do défice da balança comercial no valor de 331,8 milhões de euros.

A nível de categorias, destacou-se neste período o acréscimo nas exportações de combustíveis e lubrificantes (33,1%) e nas importações de fornecimentos industriais (2,6%) e produtos alimentares e bebidas (2,5%).

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *