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Japão e Singapura: as novas apostas dos Vinhos de Portugal

Por a 3 de Dezembro de 2013 as 14:39

O plano de promoção dos Vinhos de Portugal tem dois novos mercados alvo: Japão e Singapura.

“Por apresentarem diversas oportunidades para os vinhos portugueses concentrarão um investimento de cerca de 200 mil euros, num plano de formação e educação de profissionais, jornalistas especializados e canal Horeca”, explica a ViniPortugal.

Jorge Monteiro, presidente da associação, quer sensibilizar os produtores de vinho para as múltiplas oportunidades que existem em mercados que não estão a ser trabalhados. “Portugal têm-se especializado num relativo número de mercados mas existem outros mercados em África, onde existe procura e consumo de vinhos com qualidade, ou na Ásia, onde há mercados com potencial interessante. Destaca-se o exemplo do Japão com mais de 16.000 escanções, especialistas que têm conhecimento sobre o vinho e conhecem a história de Portugal, mas onde o vinho português está ainda sub-representado”.

“Existem mercados que podem ser abordados directamente pelos produtores, num trabalho minucioso e continuado. É o caso de Marrocos, pela proximidade e afinidade que tem com Portugal. Não tem a dimensão dos 10 mercados estratégicos mas importa 18 milhões de euros e Portugal pode tentar conquistar uma boa posição. A promoção continuará estratificada em “Marca País”, “Região” e “Marca Privada”, devendo permanecer a promoção Vinhos de Portugal concentrada nos 10 mercados estratégicos das exportações dos Vinhos de Portugal e nos dois novos mercados, mais distantes e por isso menos fáceis de trabalhar”.

 

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