Distribuição Homepage Newsletter

Economia europeia estagna entre Julho e Setembro

Por a 14 de Novembro de 2013 as 10:28

A economia europeia cresceu ligeiramente no terceiro trimestre do ano, 0,1% na zona euro e 0,2% na União Europeia (UE), em comparação com o trimestre anterior, no qual já tinha conhecido ligeiros progressos, revelou o Eurostat.

De acordo com a estimativa rápida divulgada pelo gabinete oficial de estatísticas da UE, o Produto Interno Bruto (PIB) voltou a crescer ligeiramente tanto no espaço da moeda única como no conjunto da União, depois de já ter crescido 0,3% em ambos os indicadores, entre Abril e Junho.

Em termos homólogos, ou seja, comparando com o terceiro trimestre de 2012, a economia da zona euro recuou 0,4%, mas na UE cresceu 0,1%, depois de no trimestre anterior ter recuado respectivamente 0,6 e 0,2%.

Em termos comparativos, o Eurostat aponta que a economia norte-americana cresceu 0,7% no terceiro trimestre, relativamente ao segundo, no qual já avançara 0,6%, e 1,6% em termos homólogos, o mesmo valor registado no segundo trimestre.

Entre os 20 Estados-membros sobre os quais já há dados disponíveis relativamente ao desempenho do PIB no terceiro trimestre deste ano, a Roménia foi aquele com um maior crescimento relativamente ao segundo trimestre (1,6%), enquanto Portugal esteve em linha com a média da UE, pois cresceu 0,2%, depois de já ter registado um crescimento de 1,1% nos três meses anteriores, ao passo que quatro países recuaram, entre os quais França (-0,1%).

Já em termos homólogos, face ao terceiro trimestre do ano passado, Portugal é um dos sete países com uma queda do PIB, de 1,0%, mas a terceira mais baixa, à frente da Finlândia (-0,2%) e da Holanda (0,8%), mas atrás de Chipre (-5,7%), Itália (-1,9), República Checa (-1,6) e Espanha (-1,2).

Dinamarca, Irlanda, Grécia, Croácia, Luxemburgo, Malta, Eslovénia e Suécia são os oito Estados-membros sobre os quais o Eurostat ainda não tem dados disponíveis relativamente ao desempenho do PIB no terceiro trimestre do ano.

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *