Análise Data Center Destaque Newsletter

Cada português utiliza 466 sacos de plástico por ano

Por a 4 de Novembro de 2013 as 18:43

A Comissão Europeia adoptou uma proposta que obriga os Estados-Membros a reduzirem a utilização de sacos de plástico leves.

Cada país pode escolher as medidas que considere mais adequadas, incluindo a aplicação de taxas, o estabelecimento de metas nacionais de redução ou uma proibição, sob certas condições. Os sacos de plástico leves são muitas vezes utilizados apenas uma vez, mas podem permanecer no ambiente durante centenas de anos, muitas vezes sob a forma de partículas microscópicas nocivas consabidamente perigosas, sobretudo para a vida marinha.

“Todos os anos, mais de 8 mil milhões de sacos de plástico vão para o lixo na Europa, provocando elevados danos ambientais. Alguns Estados-Membros já alcançaram grandes resultados na redução do uso de sacos de plástico. Se outros seguissem este exemplo, poderíamos reduzir a actual utilização global na União Europeia até 80%”, sublinha o Comissário responsável pelo Ambiente, Janez Potočnik.

A proposta obriga os Estados-Membros a adoptar medidas destinadas a reduzir a utilização de sacos de plástico com uma espessura inferior a 50 mícrones, na medida em que estes são reutilizados menos frequentemente do que os sacos de plástico mais espessos, sendo os primeiros na maior parte das vezes logo colocados no lixo. Essas medidas podem incluir a utilização de instrumentos económicos, tais como aplicação de taxas, estabelecimento de metas nacionais de redução e restrições de comercialização (sujeitas às regras do mercado interno do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia).

Os dados relativos à utilização são muito variáveis entre os diversos Estados-Membros, revelando uma utilização anual per capita de sacos de plástico leves que, segundo se estima, varia entre quatro sacos na Dinamarca e na Finlândia, e 466 sacos na Polónia, Portugal e Eslováquia.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *