Destaque FMCG Homepage Marcas Newsletter

PortugalFoods: exportações dos associados alcançam €500 milhões

Por a 25 de Outubro de 2013 as 13:21

Amâncio Santos, presidente da PortugalFoods

Cerca de duzentas pessoas participaram no primeiro dia da Conferência Internacional de Tecnologia Agro-alimentar e Inovação (CITAI) & Brokerage, promovida pela PortugalFoods, que assinala este ano o 5º aniversário.

Amândio Santos, Presidente da PortugalFoods, fez um balanço do trabalho da Associação que tem como grande objectivo promover a “competitividade pelo aumento do índice tecnológico e inovação”.

Em cinco anos, a PortugalFoods conseguiu reunir 98 associados e 12 entidades do sistema científico nacional, sendo que o volume total de negócios dos associados ronda actualmente 2,5 mil milhões de euros, face aos 1,5 milhões de 2008. As exportações também aumentaram: passando de 350 milhões para 500 milhões, em igual período.

Entre 2009 e 2013, foram organizadas 25 acções de internacionalização, entre feiras, missões empresariais e missões inversas, e realizados 24 projectos de co-promoção, entre universidades e empresas do sector agro-alimentar.

Ouvir o consumidor na altura de inovar e criar novos produtos e envolvê-lo numa comunicação emocional, incrementar o uso de matéria-prima nacional na produção dos nossos produtos, proteger as marcas do sector sob uma ‘umbrella brand’ capaz de aportar uma identidade forte e homogénea a Portugal nos mercados externos e mapear pessoas e lugares que se revelem potenciais compradores dos produtos nacionais, são algumas das tendências e desafios que geraram consenso entre os oradores da primeira edição do CITAI & Brokerage.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *