Análise Data Center Newsletter

Há um milhão de adultos obesos em Portugal

Por a 24 de Outubro de 2013 as 10:29

Cerca de um milhão de adultos em Portugal sofrem de obesidade e 3,5 milhões são pré-obesos, segundo dados de um relatório da Direcção-Geral da Saúde (DGS) apresentado em Lisboa.

“Os dados revelam a elevada prevalência de obesidade na sociedade portuguesa, que continua a ser, provavelmente, um dos maiores problemas de saúde pública em Portugal”, sublinha uma nota de imprensa da DGS sobre o documento do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

Tal como acontece noutros países, são os grupos socialmente mais vulneráveis que parecem estar mais expostos a situações de risco nutricional.

Os especialistas alertam para “uma disponibilidade excessiva de doces e bebidas açucaradas” durante os primeiros três anos de vida, que depois se prolonga na adolescência.

“A excessiva ingestão de energia, em particular a proveniente de gordura de origem animal, o consumo excessivo de sal e o crescimento do consumo proteico e de gordura total, são problemas nutricionais centrais na população nacional”.

Com Lusa

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *