Os desafios da Staples no comércio online
O lançamento de linhas de produtos cada vez mais internacionais, embora respeitando algumas tradições locais, e a uniformização da plataforma de e-commerce europeia, constituem dois dos principais desafios da Staples para dinamizar o negócio online, revelou Rodrigo Roquette, Head of Digital da Staples em Portugal, por ocasião de um pequeno-almoço organizado esta manhã em Lisboa pela MichaelPage Commercial&Marketing para debater a evolução do recrutamento de profissionais para o sector do e-commerce.
Com as vendas no retalho físico a desacelerar, os operadores encontram nas lojas online um “suporte para equilibrar as contas” e trazer o barco à tona, considera Rodrigo Roquette. “O negócio online não é nem pode ser visto como uma ameaça. Muitos estudos demonstram que uma boa estratégia online – ou seja, melhor informação, mais referências disponíveis, personalização do produtos e oferta de serviços de pesquisa – aumentam as vendas no offline. A criação do sistema de Pick Up nas lojas, por exemplo, mostra que as pessoas continuam a visitar as lojas”.
Este é, no entanto, um sector associado a brindes e promoções e este posicionamento “low cost” pode revelar-se um dos maiores desafios para os operadores. “Como à partida este é um meio considerado mais barato, um dos principais desafios das empresas é encontrar novas formas de atrair os consumidores às suas lojas online”.
A criação da proposta de valor é por isso um ponto crítico da estratégia da cadeia de retalho. Fica a pergunta, ainda sem resposta. “O que podemos oferecer aos consumidores para conseguir mudar as mentalidades e trazer mais pessoas para o sector do e-commerce”?