Distribuição Homepage Newsletter

Retalho de olhos postos na África Subsaariana

Por a 12 de Julho de 2013 as 10:30

A África Subsaariana tem vindo a emergir como um mercado atractivo para grossistas e retalhistas regionais e globais em busca de oportunidades de elevado crescimento.

A população é jovem (um terço tem entre 10 e 24 anos de idade), encontra-se a aumentar rapidamente (2,4 por cento ao ano) e o PIB está a igualmente crescer progressivamente, conclui um estudo da A.T. Kearney, Global Retail Development Index.

A região apresenta, no entanto, desafios únicos: “as infra-estruturas estão em grande parte por desenvolver, o que torna a criação de uma cadeia logística sustentável muito difícil; por outro lado, a região depende largamente dos produtos agrícolas, pelo que o retalho moderno apenas conseguiu penetrar em alguns países, dada a alta sensibilidade ao preço por parte dos consumires e os elevados níveis de inflação verificados”.

O Botsuana e a Namíbia, 25º e 26º do ranking respectivamente, encontram-se este ano classificados entre os 30 países mais atractivos do GRDI da A.T. Kearney, mas a região da África Subsaariana como um todo “merece atenção”, conclui o estudo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *