FMCG Homepage Marcas Newsletter

China abre portas ao leite português

Por a 21 de Maio de 2013 as 17:43

Os produtores nacionais de lacticínios podem a partir de agora exportar os seus produtos para a China, disse a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, acrescentando que este “é um marco num caminho que se pretende alargar a outros produtos”.

“Temos finalmente a boa notícia de que o mercado chinês está aberto ao nosso leite, aos nossos produtos derivados do leite”, disse Assunção Cristas após a assinatura de um acordo de cooperação com o governo chinês, que espera estender brevemente a outros produtos como a carne de porco, os cavalos e a fruta.

A governante destacou a importância do memorando para “o estreitamento das relações no sector agro-alimentar”, sublinhando que se trata de um mercado com 1,3 mil milhões de pessoas, representando a área alimentar cerca de 70 mil milhões de euros por ano. É uma oportunidade para os produtores portugueses que procuram mercados onde colocar os produtos. São produtos de qualidade, caracterizados por uma elevada segurança alimentar que é um aspecto que interessa particularmente à China”, afirmou a ministra.

O dossier relativo às exportações de lacticínios, aberto por Portugal em 2008, “demorou tempo” sobretudo devido às barreiras fitossanitárias que surgem no “percurso da internacionalização”.

A ministra assinalou ainda que este “é apenas um marco” num caminho que pretende alargar a outros produtos nos quais a China tem interesse como a carne de porco e derivados (um “dossier que está muito avançado”), cavalos e frutas.

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *