Distribuição Homepage Newsletter

Visa desce taxas em 10 países, Portugal fica de fora

Por a 14 de Maio de 2013 as 15:45

A Visa Europa baixou as taxas de transacções de cartões de pagamento em 10 países da União Europeia (EU) mas a decisão não tem “impacto directo no nosso País, onde as taxas são definidas localmente pelos bancos”, revela a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED).

“Depois de uma advertência da Comissão Europeia, a Visa Europa decidiu baixar as comissões cobradas nas operações transfronteiriças e nas transacções efectuadas em 10 países europeus, onde não se inclui Portugal. Nos países em causa (Bélgica, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Luxemburgo, Malta, Holanda e Suécia) as taxas vão baixar para 0,3% nas transacções a crédito, o que significa uma descida entre 40% e 60%. Em Portugal, as taxas aplicadas nas transacções a crédito variam entre 0,95% e 1,65%. É de assinalar que os bancos nacionais cobram quatro vezes mais por uma transacção efectuada com um cartão de pagamento em Portugal do que por uma transacção efectuada pelo mesmo cartão num país da União Europeia”, explica a APED em nota de imprensa.

Ana Isabel Trigo Morais, directora-geral da APED, defende que “é necessário uma acção local decisiva para que a medida tenha impacto nos consumidores portugueses”.

A Associação apelou já às autoridades competentes para que actuem e criem um mercado concorrencial, limitando as taxas para valores idênticos aos praticados na Europa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *