Brandsense: como os sentidos afectam a decisão de compra
Martin Lindstrom, eleito uma das pessoas mais influentes em 2009 pela revista Time, regressa com Brandsense, um livro que revela como os sentidos afectam as nossas decisões de compra.
O autor de Buyology, onde mostrou, através de um estudo de neuromarketing, que é preciso ir directamente ao cérebro do consumidor para perceber as mentiras e verdades das estratégias de marketing e Brandwashed, e onde divulgou os truques que as empresas usam para manipular as mentes dos consumidores, regressa ao tema do consumo, mas desta vez para analisar a influência dos sentidos na tomada de decisão dos consumidores.
“BrandSense mostra como as empresas e os produtos mais bem-sucedidos integram o tacto, o paladar, o olfacto, a visão e a audição para criar marcas que os consumidores não conseguem esquecer”, explica o autor e dá exemplos. “Sabia que o cheiro a carro novo, aquele odor tão especial que se sente num modelo acabado de comprar, vem de um spray que é aplicado quando os carros deixam a fábrica? Ou que o som crocante dos cereais Kellogg’s (marca registada) foi desenvolvido em laboratórios de som? E que muitos adolescentes reconhecem um par de calças de ganga Abercrombie & Fitch não pelo corte, mas pelo cheiro?”.