FMCG Homepage Marcas Newsletter

Comerciantes rejeitam compra de bacalhau com aditivos

Por a 26 de Fevereiro de 2013 as 11:51

Os comerciantes de bacalhau tradicional estão contra a introdução de fosfatos, uma proposta que está a ser debatida pela Comissão Europeia, e já tem resposta para os produtores: com fosfatos não compram.

Gonçalo Guedes Vaz, director industrial da Sr. Bacalhau, pertencente ao grupo RCSI, um dos maiores transformadores nacionais de bacalhau salgado seco, é categórico: “Não queremos [o bacalhau] com fosfatos, logo, se tiver, não compramos”.

Por isso, a empresa conta com “as suas próprias alternativas” através das fábricas que comprou na Noruega, uma para receber o produto e outra para o transformar.

“Aí temos a certeza absoluta que o nosso produto não tem fosfatos”, sublinhou Gonçalo Guedes Vaz à Lusa.

Os defensores da proposta (Islândia, Noruega e Dinamarca) proclamam que o peixe com estes aditivos químicos, que servem para tornar o bacalhau mais branco, se destina apenas a alguns mercados, grego e espanhol, por exemplo.

Mas, para o director industrial da Sr. Bacalhau, a proposta é negativa.

“Não é possível fazer bacalhau tradicional com um bacalhau aditivado com fosfatos”, considerou, reclamando que Portugal defenda o produto que compra: “O importador tem sempre a possibilidade de limitar contratualmente a adição de fosfatos. Se tiver fosfatos não compram”.

Gonçalo Guedes Vaz explicou que a adição de fosfatos promove a retenção de água nos tecidos, o que se traduz num aumento de peso, pelo que só os produtores iriam beneficiar desta alteração legislativa, que não tem qualquer vantagem para a indústria de secagem.

O administrador da Riberalves, João Alves, concorda: “[A adição de fosfatos] não é mais valia nenhuma” para o bacalhau salgado seco, de cura tradicional, preferido pelos portugueses. “Para este tipo de bacalhau, é dinheiro desperdiçado porque na secagem [o fosfato] vai ser expulso do peixe”, explica.

João Alves lembra que o bacalhau com fosfatos já é produzido há vários anos nos países nórdicos, mas apenas no peixe usado como filete fresco.

Hipersuper com Lusa

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *