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“A proximidade é o factor mais importante na escolha de uma loja”

Por a 19 de Fevereiro de 2013 as 20:24

 A primeira conferência do Fórum do Consumo teve casa cheia.

Mais de 200 profissionais assistiram à conferência organizada pelo fundador do Fórum, José António Rousseau, que reuniu especialistas em estudos de mercados, investigadores e consultoras especializadas em grande consumo para debater o futuro do sector do retalho em Portugal.

“Esta crise obriga-nos a voltar a ser humildes e tomar consciência da nossa pequenez enquanto indivíduos e do nosso grande colectivo, solidário e único”, avalia José António Rousseau, presidente do Fórum do Consumo.

“Novo Normal”

A crise económica mundial fez nascer um novo tipo de consumidor. De acordo com o Pedro Dionísio e Hélia Pereira, do Future Cast Lab, do ISCTE, o novo consumidor está mais informado, móvel, altamente tecnológico, imprevisível e é mais exigente com as marcas, ao ponto de estar disposto a renegar “marcas Photoshop”. “Uma nova tendência que leva a novos comportamentos para os quais as marcas têm que estar mais atentas de forma a responder às novas expectativas e, por outro lado, estarem aptas a reagir à impulsividade [boa ou má] dos novos consumidores”.

Conveniência que passa pelo online

De acordo com estudos apresentados pelo painel da Nielsen, o conceito de “proximidade” sai reforçado nesta conjuntura. A proximidade é o factor mais importante na escolha de uma loja, o que ajuda a compreender a transformação progressiva que se tem vindo a verificar no comércio de proximidade em Portugal. As lojas de proximidade são agora mais modernas, têm um sortido adaptado às necessidades do shopper e uma boa relação qualidade preço.

Mas, a conveniência vai além da distância, e o online assume-se como “a” ferramenta ao serviço de todos. Apesar de em Portugal as compras online ainda estarem um pouco abaixo das médias internacionais, esta alternativa atrai os shoppers portugueses, com um nível de gasto médio elevado. Assim, e como reforça Ana Barbosa, da Nielsen, o crescimento deverá passar por um alargamento do conceito a outros players e por modalidades com preços mais acessíveis.

 

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