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Unilever Portugal não envia resíduos para aterros

Por a 12 de Fevereiro de 2013 as 10:32

Mais de metade das fábricas da Unilever atingiram em 2012 o objectivo de não enviarem resíduos para aterros.

A empresa reportou vendas anuais de €51,3 mil milhões – mais de €11 mil milhões face a 2010, altura em que estabeleceu a ambição de duplicar o negócio e , ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental. Hoje, esta meta é já uma realidade, em 100% das fábricas localizadas em 18 países: foi alcançado o nível zero no envio de resíduos para aterro, incluindo em Portugal. Esta conquista é equivalente a remover mais de um milhão de caixotes de lixo doméstico todos os anos.

As 130 fábricas em todo o mundo, da Costa Rica ao Japão, deixaram de enviar para aterro resíduos não perigosos. O factor chave para esta conquista foi a eliminação de resíduos nas fábricas: são reduzidos, reutilizados, reciclados e recuperados.

Sob o Plano de Sustentabilidade, a Unilever anunciou que, até 2020, o total de resíduos enviados para eliminação estará ao nível ou abaixo dos valores de 2008 – apesar do aumento do volume de produção. Actualmente, a empresa está 5 anos à frente do plano que traçou concluir em 2020. Até final de 2015, um total de 252 fábricas, em todo o mundo, deixarão de enviar para aterros quaisquer resíduos não perigosos.

“Hoje as nossas fábricas são mais responsáveis em termos ambientais, o que nos está a ajudar a poupar dinheiro que é investido no nosso negócio”, revela José Bravo, National Supply Chain Director da Unilever Jerónimo Martins.

Os princípios aplicados na gestão de resíduos num processo de fabrico são idênticos aos que as pessoas aplicam na gestão dos resíduos domésticos diários – os quatro “R”: reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar.

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