Distribuição Homepage Newsletter

Investimento das empresas recua 26% em 2012

Por a 1 de Fevereiro de 2013 as 12:14

O investimento das empresas deverá ter caído cerca de 26% em 2012, com as empresas a esperarem uma queda para este ano menos acentuada, de 4,2%, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados pela Lusa.

De acordo com o INE, o inquérito de conjuntura ao investimento de Outubro do ano passado (inquirição entre 01 de Outubro 2012 e 22 de Janeiro 2013) aponta para que tenha ocorrido uma redução de 26,4% do investimento em 2012. O valor representa uma “significativa revisão em baixa” face às perspectivas do inquérito anterior, que apontava para uma variação de -16,7%.

Entre os principais factores limitativos do investimento empresarial, o instituto destaca a deterioração das perspectivas de venda, seguindo-se a incerteza sobre a rentabilidade dos investimentos.

Segundo o INE, devido ao peso significativo na estrutura global do investimento, a secção de indústrias transformadoras voltou a apresentar o contributo negativo mais expressivo para a variação do investimento total, -32,1%.

As secções de construção, transportes e armazenagem, comércio por grosso e a retalho e reparação de automóveis e motociclos tiveram as diminuições mais acentuadas.

O auto-financiamento continua a ser a principal fonte de financiamento para o investimento das empresas inquiridas, representando 65,7% e 67,9% do total em 2012 e 2013, respectivamente.

O recurso ao crédito bancário assinalou uma diminuição entre os dois anos, mas mantém-se como a segunda fonte de financiamento.

No que diz respeito à criação de emprego, a maioria das secções apresentou “saldos de respostas extremamente negativos”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *