Homepage Logística Newsletter

Luís Simões transporta 15 mil árvores do futuro

Por a 13 de Novembro de 2012 as 22:53

A Luís Simões associou-se ao projecto “FUTURO”, programa ambiental de plantação de árvores na Área Metropolitana do Porto, através do transporte de cerca de 15.000 árvores nativas, desde os viveiros do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), onde foram germinadas as pequenas plântulas, até ao Porto.

 

Destas, 2.000 são apadrinhadas pela empresa evidenciando a promoção de boas práticas ambientais e o envolvimento com a protecção do meio envolvente.

“O sector dos transportes é caracterizado pelo consumo de derivados de petróleo e, consequentemente, emissão de gases com efeito de estufa (GEE). Esta preocupação está expressa nos valores da Luís Simões e, por isso, decidimos associar-nos a esta iniciativa. O apadrinhamento de 2.000 árvores representa um potencial de compensação de 406 toneladas de carbono num período de 40 anos, equivalentes a 146.000 litros de combustível (gasóleo)”, explica aCláudia Simões, coordenadora do gabinete de ambiente e desenvolvimento sustentável da Luís Simões.

Plantar 22.000 árvores

O projeto “FUTURO” visa recuperar e renaturalizar aproximadamente 100 hectares de floresta urbana através da plantação de 100.000 árvores e arbustos nativos da região até 2016, dando prioridade a áreas recentemente sujeitas a incêndios, margens de linhas de água descaracterizadas e parcelas previamente ocupadas com monoculturas de eucalipto ou espécies invasoras. É uma iniciativa gerida pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (Cre.Porto) e inclui uma forte componente de formação dos cidadãos e promoção da cidadania activa. A meta para a época de plantação 2012-2013 é plantar 22.000 árvores nas 21 parcelas de intervenção identificadas nos 11 municípios envolvidos, envolvendo cerca de 3.000 cidadãos.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *