Consumo FMCG Homepage Newsletter

Portugueses pouco adeptos de saídas culturais

Por a 2 de Novembro de 2012 as 21:34

Os portugueses estão entre os consumidores da Europa Ocidental que menos vão ao cinema, teatro, museus, entre outros programas culturais.

 

Apenas 20% dos inquiridos em Portugal revela que o faz pelo menos uma vez por mês, comparativamente com a média dos europeus ocidentais (28,8%). Um total de 23% afirma que o faz uma vez em cada seis em seis meses, quando a média europeia se situa nos 31%, conclui o Barómetro Europeu do Observador Cetelem.

A análise do Observador procurou ainda saber com que frequência vão os europeus ao restaurante. Em Portugal, mais de metade dos inquiridos revelou que o faz com frequência, sendo que 43% costuma comer fora pelo menos uma vez por mês e 17% fá-lo pelo menos uma vez em cada seis meses. Neste item, os franceses são os que mais fazem refeições fora de casa, 79% afirma que tem por hábito sair para comer.

“Com o advento da sociedade moderna surgiu também a cultura das actividades de ócio e evasão, sobretudo junto das classes médias. A maioria das pessoas que pertence a esta classe é oriunda da classe baixa, que durante anos passou por duras restrições. Agora, pode finalmente pagar o “luxo” de viajar, ir a restaurantes, fazer programas culturais, distracções que as suas gerações anteriores não tinham acesso. Aliás, ter acesso a este tipo de actividade é sinónimo de pertença à classe média. No entanto, pela análise que o Observador Cetelem desenvolveu, acreditamos que num futuro próximo, as consequências da crise económica que atravessamos, independentemente da sua gravidade, alterem estes comportamentos/tendências num sentido de retrocesso”, afirma Diogo Lopes Pereira, director de Marketing do Cetelem.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *