Entrevista Homepage Logística Newsletter

Paulo Duarte: “Fecham empresas de transporte todos os dias”

Por a 2 de Outubro de 2012 as 13:00

José Paulo Duarte, presidente do Grupo Paulo Duarte

Entrevista a José Paulo Duarte, Presidente Grupo Paulo Duarte

Apesar de muitas empresas do sector do transporte estarem a encerrar portas, o grupo Paulo Duarte está a crescer. Saiba como.

Como correu o primeiro semestre do ano?

A Transportes Paulo Duarte registou um crescimento na ordem dos seis por cento no primeiro semestre do ano. Apesar das dificuldades de cobrança, pois a banca continua a retirar dinheiro da economia real, a empresa continua a crescer, o que na actual conjuntura económica é extremamente positivo.

Quais as expectativas até ao final do ano?

As expectativas não são as mais animadoras. Acreditamos que o mercado se irá concentrar devido ao encerramento de várias empresas e os volumes a transportar registarão uma queda, como reflexo da falta de consumo no país.

Apesar disso, encontramo-nos focados no negócio, na conquista de novos clientes e na detecção de oportunidades, sempre com vista a um crescimento regular e sustentado do negócio.

Quais as áreas de actividade da empresa mais afectadas pela crise?

A distribuição de combustíveis e distribuição, sem dúvida.

E quais as que melhor têm dado a volta aos problemas da nossa economia?

Neste momento, não se têm visto muitas áreas do transporte a crescer, sendo que as que crescem conseguem-no apenas por concentração de empresas. Efectivamente, deparamo-nos com uma realidade em que todos os dias fecham empresas de transportes, devido sobretudo aos elevados custos, tanto de gasóleo como financeiros. Apesar disso, acreditamos que a crise deve e tem de ser um pretexto para encontrarmos alternativas para dinamizar o nosso negócio e é exactamente isso que estamos a fazer. Além da aposta no mercado nacional, a internacionalização – através da expansão para novos mercados – está sempre bem presente na essência da Transportes Paulo Duarte.

O que têm feito para dinamizar o negócio em Portugal?

A Transportes Paulo Duarte tem apostado em negócios que actuam em nichos de mercado e no fornecimento de serviços de valor acrescentado aos clientes, como controlo da sua actividade de transportes.

Quais os objectivos delineados até 2013?

Os objectivos até ao final de 2012 e para o ano de 2013 estão bem definidos: manter os resultados registados até aqui. Apesar da actual conjuntura não nos levar a perspectivar resultados tão positivos como gostaríamos, a Transportes Paulo Duarte procurará encontrar oportunidades de crescimento. É importante focar que a expansão internacional, como referido, é um factor muito importante. Neste campo, refira-se a entrada recente em Moçambique, uma operação que envolve parceiros nacionais e locais e que é fruto de um investimento de meio milhão de euros.

Qual a facturação da empresa no ano passado e quais as estimativas para este ano?

Em 2011, a Transportes Paulo Duarte facturou 38 milhões de euros. Relativamente a 2012, o primeiro semestre de 2012 registou, como referido, um crescimento de seis por cento. Estes valores, apesar da actual conjuntura, fazem com que a empresa encare os próximos três meses com expectativa num fecho de ano positivo. O facto da empresa ter ganho recentemente o concurso para o transporte de químicos da Solvay é também muito relevante, uma vez que a conquista de novos clientes é sempre um importante para a Transportes Paulo Duarte.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *