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Análise Marktest: Nívea e Ambre Solaire são marcas de protectores mais utilizadas

Por a 2 de Agosto de 2012 as 12:53

Os portugueses efectuaram 3.4 milhões de visitas turísticas, no primeiro trimestre deste ano, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística a 1 de Agosto de 2012.

 

De salientar ainda, e não alheio à actual conjuntura, um acréscimo na utilização de alojamento particular gratuito nestas deslocações, em detrimento da hotelaria (76.2% face aos 69% registados em período homologo de 2011).

Estarão os portugueses a mudar de hábitos?

Neste mês típico de férias e caracterizado por uma silly season tentámos conhecer com mais detalhe por que tipo de férias optam os portugueses.

4.173.000 portugueses com 15+ anos passaram férias fora da sua residência habitual nos últimos 12 meses (50.2%). No entanto, a análise de tendências TGI revela uma quebra de 2 p.p. ao nível deste indicador (TGI 2012 – 50.2%| TGI 2012 – 52.2% ).

Estarão os portugueses a mudar de hábitos no que toca às suas férias?

A praia (63.8%) é o destino eleito por cerca de 2/3 dos portugueses que fizeram férias no último ano. De salientar ainda que, apesar de observarmos um decréscimo nas deslocações para férias fora da residência habitual, a preferência dos portugueses por um destino de praia mantem-se constante quando analisados os anos de 2012 (63.8%) e 2011 (63.2%).

Se o destino é a praia, como estamos quanto ao uso de protectores solares?

De facto, observa-se que 22.6% destes portugueses que fizeram férias de praia, não usaram protectores e/ou bronzeadores solares. Esta não utilização é mais expressiva junto dos homens, dos quais 1/3 não usa qualquer tipo de protecção solar (33.2%).

E porque estamos a falar de um produto muito sazonal, não é de estranhar que em média cada português utilize por ano uma embalagem e meia de protectores solares.

Há ainda quem recorra aos cremes after-sun, embora em menor quantidade, apenas 41% dos utilizadores de protectores solares.

E se já tínhamos visto que o público masculino é aquele que mais resistência oferece ao uso de protectores, quando falamos de after sun cerca de 75% dos seus utilizadores são mulheres.

São também os mais jovens, os que mais recorrem a este tipo de creme, já que junto dos utilizadores de after-sun, o peso da faixa etária dos mais velhos (55+ anos) não vai além dos 16.1%.

E quanto a marcas, Nívea e Ambre Solaire continuam a liderar o ranking das marcas de protectores solares mais utilizadas, chegando a representar cerca de 61% das escolhas dos consumidores.

 

Fonte: Marktest TGI2012

Analise Indivíduos 15+ Portugal Continental

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