Análise Marktest: Nívea e Ambre Solaire são marcas de protectores mais utilizadas
Os portugueses efectuaram 3.4 milhões de visitas turísticas, no primeiro trimestre deste ano, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística a 1 de Agosto de 2012.
De salientar ainda, e não alheio à actual conjuntura, um acréscimo na utilização de alojamento particular gratuito nestas deslocações, em detrimento da hotelaria (76.2% face aos 69% registados em período homologo de 2011).
Estarão os portugueses a mudar de hábitos?
Neste mês típico de férias e caracterizado por uma silly season tentámos conhecer com mais detalhe por que tipo de férias optam os portugueses.
4.173.000 portugueses com 15+ anos passaram férias fora da sua residência habitual nos últimos 12 meses (50.2%). No entanto, a análise de tendências TGI revela uma quebra de 2 p.p. ao nível deste indicador (TGI 2012 – 50.2%| TGI 2012 – 52.2% ).
Estarão os portugueses a mudar de hábitos no que toca às suas férias?
A praia (63.8%) é o destino eleito por cerca de 2/3 dos portugueses que fizeram férias no último ano. De salientar ainda que, apesar de observarmos um decréscimo nas deslocações para férias fora da residência habitual, a preferência dos portugueses por um destino de praia mantem-se constante quando analisados os anos de 2012 (63.8%) e 2011 (63.2%).
Se o destino é a praia, como estamos quanto ao uso de protectores solares?
De facto, observa-se que 22.6% destes portugueses que fizeram férias de praia, não usaram protectores e/ou bronzeadores solares. Esta não utilização é mais expressiva junto dos homens, dos quais 1/3 não usa qualquer tipo de protecção solar (33.2%).
E porque estamos a falar de um produto muito sazonal, não é de estranhar que em média cada português utilize por ano uma embalagem e meia de protectores solares.
Há ainda quem recorra aos cremes after-sun, embora em menor quantidade, apenas 41% dos utilizadores de protectores solares.
E se já tínhamos visto que o público masculino é aquele que mais resistência oferece ao uso de protectores, quando falamos de after sun cerca de 75% dos seus utilizadores são mulheres.
São também os mais jovens, os que mais recorrem a este tipo de creme, já que junto dos utilizadores de after-sun, o peso da faixa etária dos mais velhos (55+ anos) não vai além dos 16.1%.
E quanto a marcas, Nívea e Ambre Solaire continuam a liderar o ranking das marcas de protectores solares mais utilizadas, chegando a representar cerca de 61% das escolhas dos consumidores.
Fonte: Marktest TGI2012
Analise Indivíduos 15+ Portugal Continental