Distribuição Homepage Newsletter

Cidades mais turísticas de Espanha liberalizam horários do comércio

Por a 4 de Julho de 2012 as 12:33

O Governo espanhol propôs às comunidades autonómas aumentar de 8 para 10 o número mínimo de domingos e feriados nos quais o comércio por abrir portas, em 2013.

 

Ao mesmo tempo, o executivo espanhol quer que as cidades mais turísticas liberalizem totalmente os horários na zonas com maior afluência de visitantes.

O critério utilizado para a definição destas cidades, segundo Jaime García-Legaz, secretário de Estado do Comércio, são um milhão de dormidas ou zonas que recebam 400.000 visitantes chegados de cruzeiro.

Barcelona, Alicante, Valência, Saragoça, Málaga, Sevilha, Las Palmas de Gran Canária, Bilbau, Córdoba, Granada e Cartagena (Múrcia), assim como Madrid, Palma de Maiorca e Santa Cruz de Tenerife, reúnem os requisitos, embora as três últimas já não imponham restrições nas áreas mais turísticas.

Dentro de seis meses (a partir da entrada em vigor das novas regras), os conselhos das onze cidades devem definir o que consideram ser áreas turísticas de grande envergadura.

O objectivo é impedir que os milhões de visitantes que acorrem a Espanha possam sair do país sem comprar porque as lojas se encontram encerradas.

O governo propôs ainda aumentar de 72 para 90 o número de horas por semana que uma loja pode estar aberta ao público e liberalizar os horários dos estabelecimentos com menos de 300 metros quadrados.

Apesar de considerar que as medidas seguem a direcção certa, a associação espanhola das cadeias de supermercados considera que as modificações dos horários comerciais são insuficientes por entender que “dado o contexto actual todos os obstáculos à iniciativa comercial devem ser erradicados”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *