Distribuição Homepage Newsletter

Opinião de José Rousseau sobre lojas exclusivas para recolha de encomendas

Por a 18 de Junho de 2012 as 16:40

Carrefour e Nespresso, respectivamente, em França e Espanha, estão a desenvolver lojas exclusivas para recolha de encomendas previamente feitas via Internet e telefone.

 

O Carrefour está a desenvolver uma forte rede de drive in onde os clientes podem deslocar-se nas suas viaturas para recolher as compras. A Nespresso está também a apostar numa rede exclusiva para recolha das encomendas. Perguntámos a José António Rousseau, Consultor em Distribuição e docente no IADE/IPAM, qual a sua opinião sobre este formato e que mais-valias pode trazer às empresas.

 

Como analisa esta tendência no retalho?

São duas tendências que têm a ver com os vectores acessibilidade, proximidade e comodidade que marcam intensamente as operações da distribuição de hoje que, sendo fruto dos tempos, são também exigências dos consumidores. Mais não são também que novos serviços que visam gerar sinergias, reduções de custos e valorizar o factor tempo cada vez mais escasso para todos.

Aliás, em França quase todos os maiores distribuidores já possuem o serviço de drive in tendo sido o Auchan em 2000 o primeiro a implementar este serviço.

Como pode contribuir para a rentabilidade destes grupos de distribuição?

Sendo novos serviços dirigidos aos consumidores os objectivos serão, naturalmente, aumentar vendas, melhorar a quota de mercado e fidelizar clientes.

Acha que a tendência vai chegar a Portugal?

Claro que sim. Até estranho que, no caso do drive in, o Auchan, que foi o primeiro a fazê-lo em França, ainda o não tenha feito em Portugal.

 

 

2 comentários

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *