Distribuição Homepage Newsletter

Investimento no retalho europeu atinge 4,6 mil milhões no trimestre

Por a 11 de Junho de 2012 as 17:07

O volume de investimento no mercado europeu de imobiliário de retalho abrandou durante o primeiro trimestre de 2012.

 

Poucas transacções de grande dimensão animaram o sector. Contudo, a confiança dos investidores mantém-se firme e os níveis de actividade deverão aumentar a partir do segundo trimestre de 2012, de acordo com o mais recente estudo da consultora imobiliária global

CBRE.

O mercado de investimento na Europa totalizou 4,6 mil milhões de euros no primeiro trimestre de 2012, o que representa uma queda de 64% na actividade, por comparação ao último trimestre de 2011 e menos de metade da média trimestral dos últimos dois anos, de 9,4 mil milhões de euros.

A actividade abrandou em todas as regiões, trazendo a quota de retail do total de investimento imobiliário comercial na Europa para menos de 20%. Apesar de a confiança dos investidores se manter particularmente firme na Alemanha, os níveis de actividade do primeiro trimestre de 2012 caíram ainda assim para 1,35 mil milhões de euros, valor abaixo da média trimestral dos últimos dois anos, de 2,4 mil milhões de euros.

Em especial, o investimento no mercado da Europa Central e de Leste foi muito reduzido (pouco menos de 200 milhões de euros), apontando-se a “falta de financiamento e de produto adequado” como factores que contribuíram para o contido nível de transacções.

“Os bancos e outras entidades financeiras são fontes potenciais de produto novo. Face à contínua deterioração dos indicadores de confiança das instituições de crédito e às novas regulamentações bancárias, as entidades financeiras estão a tornar-se mais activas quanto às estratégias de desalavancagem. Há mais produto a entrar no mercado, na maioria dos casos através de vendas ‘incentivadas pelos bancos’, realizadas por quem requereu o financiamento originalmente. Esta situação gera oportunidades significativas para aceder a produtos, especialmente em relação a activos com valor acrescentado e mais secundários que oferecem um potencial de retorno mais elevado”, conclui o estudo.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *