Distribuição Homepage Newsletter

Despesas com o consumo na Europa caem no 1º trimestre

Por a 4 de Junho de 2012 as 12:41

As despesas de consumo na União Europeia (UE) diminuíram 0,2% no primeiro trimestre de 2012 nos 27 Estados-membros, face ao mesmo período em 2011, concluindo o “EU Consumer Spending Barometer”, da Visa Europe (estudo que baseia-se em dados de despesas actuais e não em intenções ou opiniões e os dados recolhidos são depois ajustados para permitir a emissão de cartões Visa, as preferências de pagamento dos consumidores e a taxa de inflação), que, apesar do cenário geral de queda na Europa, verificou-se um crescimento em quinze dos Estados-membros da UE.

A ligeira queda registada nas despesas nos primeiros três meses de, “reflecte a continuada tendência de decréscimo verificada desde meados de 2011. Este declínio verificado no primeiro trimestre do ano, representa o segundo trimestre consecutivo de estagnação no crescimento e no desempenho, desde que esta região saiu tecnicamente do estado de recessão no fim de 2009”, salienta o estudo da Visa Europe.

No entanto, o primeiro trimestre assinalou um quadro variado no que diz respeito às despesas com o consumo, sobretudo devido às maiores economias dos países da UE. A França registou um crescimento anual de 2%, valor que contrasta com os decréscimos registados na Alemanha (-1%), Itália (-1,2%) e uma queda parcial no Reino Unido (-0,1%).

Em conformidade com as últimas tendências, os países mais afectados com a crise da dívida externa registam a performance mais fraca. Penalizada pela crise, a Grécia registou a queda anual mais significativa de entre todos os 27 países membros da União Europeia nos gastos com o consumo (-12,7%). Irlanda e Portugal mantêm o declínio já verificado no último trimestre de 2011. No caso irlandês, a queda foi de -5,1% nas despesas com o consumo no primeiro trimestre de 2012, enquanto em Portugal a diminuição foi de -4,1%.

O comportamento do consumidor da Europa de Leste revela maior optimismo, já que as taxas de crescimento alcançaram valores de dois dígitos na Lituânia e Eslovénia, enquanto países como a Estónia, Letónia, Polónia e Eslováquia registaram aumentos significativos nas despesas de consumo das famílias. Além deste facto, no primeiro trimestre de 2012, à excepção da Letónia, todos os países mencionados registaram taxas de crescimento superiores às verificadas no último trimestre do ano transacto.

Para Philip Symes, Chief Financial Officer da Visa Europe, “muito embora a maioria dos 27 estados membros da União Europeia tenha registado um crescimento no primeiro trimestre de 2012, a tendência dominante foi de uma redução nas despesas de consumo. Um segundo trimestre sem crescimento destaca as pressões com que os consumidores têm de lidar, mas esta realidade encobre, de alguma forma, divergências significativas no cenário económico de cada um dos países da UE”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *