FMCG Homepage Marcas Newsletter

Confiança dos consumidores mantém recuperação

Por a 30 de Maio de 2012 as 12:07

De acordo com os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de clima económico recuperou ligeiramente entre Março e Maio, verificando-se um aumento dos indicadores de confiança da Indústria Transformadora e dos Serviços, observando-se, contudo, uma diminuição dos indicadores do Comércio e da Construção e Obras Públicas.

O indicador de confiança da Indústria Transformadora recuperou nos últimos três meses, interrompendo a trajectória descendente iniciada em Outubro de 2010. “O comportamento observado no mês de referência deveu-se ao contributo positivo das apreciações relativas à evolução dos stocks de produtos acabados e das perspectivas de produção”, indica o INE.

O indicador de confiança dos Serviços, por sua vez, prolongou, em Maio, o movimento ascendente iniciado em Fevereiro, reflectindo o contributo positivo de todas as componentes, apreciações sobre a actividade da empresa, opiniões sobre a carteira de encomendas e perspectivas de procura, mais significativo no último caso.

Inversamente, no comércio o indicador de confiança diminuiu ligeiramente, após ter aumentado nos quatro meses anteriores, reflectindo o agravamento registado no Comércio por Grosso, uma vez que no Comércio a Retalho se observou uma recuperação.

O aumento do indicador de confiança dos consumidores observado em Maio resultou do contributo positivo de todas as componentes, com excepção das expectativas de evolução da poupança, destacando-se as perspectivas sobre a evolução da situação económica do País com o contributo positivo mais significativo.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *