Alta no consumo nos EUA e performance externa fazem disparar resultados da Wal-Mart
O maior retalhista mundial registou no primeiro trimestre de 2012 (terminado a 30 de Abril de 2012) um crescimento de 8,6% nas vendas face a igual período de 2011, totalizando 112,3 mil milhões de dólares (cerca de 88,3 mil milhões de euros).
Este resultado reflectiu o aumento da procura dos consumidores e vendas no mercado doméstico, bem como o forte desempenho das operações fora de portas da Wal-Mart, superando as receitas previstas de 110,5 mil milhões de dólares avançadas pelos analistas da Thomson Reuters.
Em termos de segmentação das receitas, o mercado norte-americano liderada, naturalmente, o encaixe da Wal-Mart, com 66,3 mil milhões de dólares, representando uma subida de 5,9% face aos 62,6 mil milhões de dólares obtidos em período homólogo.
O maior incremento nas receitas foi, contudo, registado pela operação internacional do maior retalhista mundial, ao crescer 15% face aos primeiros três de 2011, totalizando 32,1 mil milhões de dólares, facturando o Sam´s Club 13,8 mil milhões de dólares (+7,9%).
Ainda no campo internacional, destaque para as operações no Brasil, México e Reino Unido, mercados onde, segundo a companhia norte-americana, as vendas foram as mais elevadas.
Quantos aos lucros líquidos da companhia, os números indicam uma subida de 10,1%, passando de 3,4 para 3,7 mil milhões de dólares.
Mike Duke, CEO da Wal-Mart, destaque, no comunicado que acompanha a divulgação dos resultados, “os resultados acima das expectativas”, salientando que “a performance global reflecte o sucesso do modelo de negócios da Wal-Mart”.
Já Bill Simon, presidente e CEO da Wal-mart U.S., afirmou que “a nossa estratégia é clara. Os nossos parceiros estão focados em aumentar vendas através da oferta certa no momento certo e pelo preço mais baixo.