FMCG Homepage Marcas Newsletter

Sovena torna-se no principal embalador de azeite em Espanha

Por a 14 de Maio de 2012 as 12:28

A companhia portuguesa Sovena, dona dos azeites Oliveira da Serra, Andorinha, Fontoliva, Soleada ou Exoliva (estas três últimas marcas presentes no mercado espanhol) destronou a Deoleo como primeira embaladora de azeite em Espanha aos atingir, em 2011, as 138.00o toneladas, noticia a imprensa espanhola.

A fábrica andaluza da Sovena Espanha centra as suas actividades não só na refinação e engarrafamento de azeite, mas também no óleo de sementes. “Embora o seu principal mercado ser o espanhol, a actividade de exportação tem crescido significativamente”, revelam os sites noticiosos espanhóis.

Esta fábrica tem uma capacidade de refinação de 400 toneladas/dia, utilizando duas refinarias diferentes, detendo uma capacidade de acondicionamento de um milhão de litros e um armazém que pode conter até 4.000 paletes.

De referir que a Sovena Espanha, detida pelo grupo 100% português Sovena, é o fornecedor de azeite e azeite de sementes da cadeia Mercadona que comercializa os produtos sob a sua marca própria Hacendado.

De acordo com os dados finais do ano 2011 disponibilizados pela Anierac (Asociación Nacional de Industriales Envasadores y Refinadores de Aceites Comestibles), as vendas de azeites embalados das empresas que pertencem a esta associação caíram, em média, 3,38% em 2011 face a 2010, totalizando 700 milhões de litros.

Dos 700 milhões de litros vendidos em 2011, 372,6 milhões pertenciam ao conjunto de todos os azeites, enquanto os restantes 327 milhões restantes correspondem aos refinados de sementes oleaginosas, representando 46,78% das vendas totais.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *