Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Portugal volta a liderar quebras nas vendas a retalho na Europa

Por a 4 de Maio de 2012 as 11:25

Portugal volta a liderar o ranking dos países com maiores quebras nas vendas a retalho na Europa, segundo indicam os últimos dados disponibilizados pelo Eurostat. De acordo com os números do organismo de estatística europeu, Portugal registou uma quebra de 2,2% no mês de Março face Fevereiro do mesmo ano de 2012, sendo que na comparação anual (com Março de 2011) a quebra foi ainda maior (5%).

No cômputo geral, o Eurostat mostra que as vendas a retalho na zona euro no mês de Março de 2012 face ao mês anterior de Fevereiro aumentaram 0,3% e 0,7% na União Europeia (UE), depois de em Fevereiro terem caído 0,2 e 0,5%, respectivamente.

Em relação a Fevereiro de presente exercício, o segmento “Alimentar, bebidas e tabaco” manteve-se estável tanto na zona euro como na UE27, enquanto no retalho não alimentar os aumentos foram de 0,1 e 0,6%, respectivamente.

Na análise do Eurostat, destaque para as subidas registadas pela Bulgária (+3,9%), Polónia (+2,6%), Áustria e Reino Unido (ambos com +1,9%), sendo que nas evoluções negativas, para além da liderança de Portugal (-2,2%), estão Estónia (-2%) e Eslovénia (-1,4%). Globalmente, os dados do Eurostat indicam a estabilidade na Irlanda e Suécia e a subida em 10 Estados-Membros e a descida em nove.

Já na análise anual (Março 2012 vs Março 2011), as vendas no retalho decresceram 0,2% na zona euro, mas cresceram 1% na UE27. O mercado “Alimentar, bebidas e tabaco”registou uma quebra de 0,3% na zona euro, mantendo-se estável na UE27, enquanto o retalho não alimentar subida vendas em 0,3 e 2,2%, respectivamente.

Entre os Estados-Membros, o Eurostat indica subidas em 15 países e descidas em seis. Nas evoluções positivas, destaque para a Letónia (+10%) e Luxemburgo (+7,2%), enquanto nas descidas, para além de Portugal, aparecem nas posições cimeiras a Espanha (-3,9%) e Malta (-2,7%).

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *