Homepage Logística Newsletter

Chronopost obtém estatuto de Operador Económico Autorizado

Por a 9 de Abril de 2012 as 18:16

A Chronopost recebeu o estatuto de Operador Económico Autorizado (AEO-S), atribuído pela Direcção-Geral das Alfândegas, um reconhecimento à segurança das operações realizadas pela empresa de correio expresso.

 

Com a facilitação de processos ao nível de exportação e importação, a empresa promete um serviço internacional mais rápido e eficiente aos clientes.

“A obtenção deste estatuto irá auxiliar e promover o serviço internacional, uma das nossas prioridades para 2012, uma vez que passamos a beneficiar de facilidades no que respeita aos controlos aduaneiros relacionados com a segurança e protecção da carga que exportamos. Se associarmos ainda o facto de as principais filiais do grupo GeoPost terem já também este estatuto, passamos a oferecer uma mais valia internacional, que simplifica a importação e exportação entre países da Europa”, sublinha Olivier Establet, administrador-delegado da Chronopost em Portugal.

Foram abrangidas por esta certificação as estações de Lisboa e Porto, por serem estações nas quais se desenvolvem as actividades internacionais, via aérea e terrestre, respectivamente.

Esta obtenção foi possível graças à implementação de procedimentos de controlo administrativo e dos sistemas de informação, bem como à adopção de regras muito rígidas, nomeadamente em controlos de vídeo vigilância, restrições de áreas e nos acessos às instalações de Lisboa e Porto.

A figura do Operador Económico Autorizado surge na União Europeia da necessidade de estabelecer um equilíbrio ao nível dos controlos aduaneiros das mercadorias que entram e saem do seu território, tendo em vista assegurar a aplicação harmonizada desses mesmos controlos em todos os Estados-membros, os quais devem ter por base o cumprimento e a observância de normas e critérios comuns.

Entrou em vigor em 1 de Janeiro de 2008 e permite aos operadores económicos beneficiarem de facilitações no que respeita aos controlos aduaneiros relacionados com a segurança e protecção e/ou de simplificações aduaneiras.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *