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SEL investe 2,3 milhões para aumentar produção

Por a 30 de Março de 2012 as 17:11

A SEL – Salsicharia Estremocense, investiu 2,3 milhões para alargar a fábrica e aumentar em 30% a produção de enchidos tradicionais alentejanos.

 

A empresa de Estremoz vai construir uma secção de câmaras de secagem, constituída por três pisos: piso térreo, meia cave e piso superior.

“O projecto inclui um piso térreo com oito câmaras de secagem, dois elevadores que facilitam a circulação dos carros de transporte de enchidos, e uma saída de acesso aos fumeiros”, explicou ao Hipersuper Francisco Arvana, administrador da SEL, acrescentando que a meia cave é uma “ampla área” dedicada à cura dos enchidos em ambiente controlado. O piso superior, por sua vez, é dotado de uma área de acesso à zona de embalamento, um pavilhão a estrear, e está preparado para a “construção de mais câmaras de secagem, caso seja necessário”.

A empresa alentejana vai aumentar a produção em 225 toneladas. Actualmente, produz 850 toneladas de enchidos tradicionais “fora as 1.500 toneladas de carne fresca e congelada vendidas anualmente”.

Produzir em maior quantidade não é, no entanto, o objectivo único da empresa com 32 anos de vida. “A curto prazo, este é um investimento imprescindível para dar respostas às necessidades do mercado e às exigências dos standards de higiene e segurança alimentar. A qualidade do produto final é, talvez, o maior dos objectivos”, sublinha Francisco Arvana.

O projecto de construção inclui ainda uma sala de provas. “A SEL desenvolveu ao longo dos anos um painel de provadores residente e precisa de uma sala dedicada”. Além disso, estabeleceu uma parceria com a Smart Box. É aderente das experiências Rota dos Sabores. “A parceria tem-se revelado um sucesso e estamos em negociações com mais duas empresas. A ideia é criar um espaço agradável, com decoração tipicamente alentejana, para prova dos enchidos e vinhos de Estremoz”.

 

França, Angola e Macau

Dinamizar as exportações, que representam actualmente menos de 1% do volume de negócios, é mais um desígnio da SEL. A empresa vende enchidos tradicionais e carne de porco preto, embora em pequena quantidade, para dois países europeus, Bélgica e Alemanha. Como o negócio internacional vale apenas 74 mil euros, a empresa participou recentemente no SISAB – Salão Internacional do Sector Alimentar e de Bebidas, para aumentar as exportações.

“Colocámos na feira uma equipa qualificada, dotada de diversas valências, desde comerciais, que conhecem bem o mercado e os clientes, até responsáveis de produção e inovação, os melhores promotores dos produtos já que conhecem as suas características como ninguém”. A empresa está agora de olhos postos em França, Macau e Angola.

No ano passado, a SEL facturou 9,5 milhões de euros. Com a introdução de bacalhau salgado no portefólio, a empresa estima atingir este ano um volume de negócios próximo dos 10,5 milhões de euros.

 

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