Bebidas Homepage Newsletter

Retrato do sector cervejeiro na Europa

Por a 16 de Março de 2012 as 12:59

O sector europeu de cerveja é constituído por quatro multinacionais e centenas de empresas cervejeiras.

 

Mais de 40 mil cervejas diferentes fazem as delícias dos europeus que consomem entre 30 (Itália) a 160 litros de cerveja (República Checa) per capita. No total, o velho continente bebe 340 milhões de hectolitros por ano.

Os associados da Brewers of Europe, associação presidida por Alberto da Ponte, actual líder da Central de Cervejas que a partir de Abril assume novas funções na Heineken Western Europe Region, representa 25% da produção mundial de cerveja, emprega 2 milhões de pessoas e paga 50 mil milhões de euros em impostos, sublinha Alberto da Ponte.

As vendas do sector registam 106 milhões de euros e 19% da produção de cerveja na Europa é exportada.

Segundo um estudo feito em Maio de 2011, citado pelo presidente da Brewers of Europe, o sector contribuiu com um milhão de euros em actividades para a comunidade, como eventos desportivos, culturais e ambientais. “E, ao contrário do que muita gente pensa, apenas 12% dessas actividades estão relacionadas com grandes eventos desportivos”.

Sobre Portugal, Alberto da Ponte ressalva que, no ranking da exportação, o nosso País (exporta 35% da produção de cerveja) apenas é superado pela Alemanha, Holanda e Bélgica. E classifica o aumento do IVA na restauração como uma “iniciativa disparatada” e um “ajustamento fundamentalista que prejudica a economia. É preciso rever o mais rápido possível”, sugere.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *