Distribuição Homepage Newsletter

Portugueses “cortam” em restauração e férias

Por a 7 de Março de 2012 as 13:39

Com menos dinheiro no bolso, os portugueses optam por cortar mais nas refeições fora de casa e nas férias, segundo o novo estudo da Marktest Consulting, “Consumo em tempos de crise: números e expectativas dos portugueses”.

 

O estudo, cujo trabalho de recolha decorreu em Dezembro de 2011, mostra que 85% dos inquiridos considera que a situação financeira dos seus agregados familiares está agora pior que há um ano e 78% antecipa que estará ainda pior daqui a um ano.

Considerando as despesas onde se prevê ser maior a quebra em valor, as despesas em refeições fora de casa foram as que mais inquiridos referiram tencionar diminuir nos próximos 12 meses. 17.4% referiu que irá ser nestas despesas que a diminuição será maior em valor.

As férias no estrangeiro foram apontadas por 14.9% como as despesas com maior quebra em valor nos próximos meses, enquanto 8.5% apontou as férias em estabelecimentos hoteleiros em Portugal como as despesas que nos próximos 12 meses mais se reduzirá.

Entre as despesas onde se espera haver maior aumento em valor nos próximos 12 meses, as relativas a água, luz e gás da habitação, foram as mais apontadas, por 14.8% dos inquiridos.

Os gastos com transportes, onde se inclui igualmente o combustível, foram apontados por 13.3% e, a maior distância, as despesas com rendas de casa (ou prestações de empréstimos habitação), que 5.7% referiu serem aquelas onde se espera maior aumento em valor nos próximos 12 meses.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *