Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Vendas no retalho mantêm queda, mas mais ligeira

Por a 1 de Março de 2012 as 11:48

Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que as venda no comércio a retalho em Portugal caíram 8,5% em Janeiro de 2012 face a Dezembro de 2011, correspondendo a uma taxa menos negativa em 1,8 pontos percentuais (p.p.) quando a quebra se situou nos 10,3%.

O agrupamento de produtos não alimentares, que passou de uma taxa de variação de 14% negativos em Dezembro para -11% em Janeiro, foi o que influenciou mais significativamente o comportamento do índice agregado. Já o índice relativo ao agrupamento de produtos alimentares diminuiu 5,8% (variação de -6,5% em Dezembro).

Em termos nominais, o índice agregado apresentou uma variação homóloga de -6,6% em Janeiro (-9,2% no mês anterior). Comparativamente com o mês anterior, o índice agregado do comércio a retalho diminuiu, em Janeiro, 2,7% (variação de 2,2% em Dezembro).

No que diz respeito ao emprego no sector do retalho, o INE dá conta que a variação homóloga foi -5,3% em Janeiro (-5,8% no mês de Dezembro).

Ambos os agrupamentos considerados, produtos alimentares e produtos não alimentares, apresentaram taxas de variação menos negativas em 0,9 p.p. e em 0,1 p.p que as observadas no mês anterior, respectivamente. As taxas de variação homóloga destes agrupamentos situaram-se em -4,8% e de -5,7% em Janeiro, pela mesma ordem.

Comparativamente com o mês anterior, o índice de emprego no comércio a retalho diminuiu 2,2% (variação de -2,7% em Janeiro do ano anterior).

Finalmente, as remunerações no comércio a retalho diminuíram 3,6%, em Janeiro, em termos homólogos (diminuição de 3,2% em Dezembro), concluindo os dados do INE que face ao mês anterior, o índice das remunerações diminuiu 19,8% (variação de -19,6% em Janeiro de 2011).

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *