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Agrocluster Portugal com novos associados

Por a 1 de Março de 2012 as 16:35

A Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI) vai aderir ao Agrocluster Portugal, assumindo um papel de dinamizadora da iniciativa e contribuindo para o alargamento desta rede com a entrada de novas empresas e a conquista de mais mercados. Para além do Vale do Tejo, o Agrocluster Portugal passará, também, a abranger as regiões do Oeste, Alentejo e Algarve.

O objectivo da AIP-CCI ao tornar-se membro do Agrocluster é “trabalhar em rede com as empresas que estão nesta fileira, independentemente do sector de actividade a que pertençam, bem como com as diversas instituições e associações empresariais admitidas no cluster”.

Além disso, o próprio departamento de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da AIP-CCI contribuirá para a difusão de novos processos e produtos, ou seja, oferecerá uma mais-valia técnica, nomeadamente ao nível da vigilância tecnológica da rede.

Com esta adesão, a AIP-CCI cumpre com o arranque de mais um projecto de dinamização empresarial, consubstanciado no seu Plano de Acções e Projectos para 2011-2014.

O Agrocluster é actualmente constituído por 50 associados fundadores, sendo que continuam a existir empresas de vários sectores, e sub-sectores, interessadas em aderir ao projecto e que serão posteriormente integradas.

Os sectores que integram o Agrocluster têm, até à data, a seguinte representatividade: hortofrutícolas e grandes culturas, 40% (24), dos quais um terço (8) são produtores agrícolas; serviços, equipamentos e conhecimentos, 25% (14); gorduras vegetais e condimentos, 15% (9); carnes e alimentação animal, 12% (7) e subprodutos e distribuição, 8% (4).

O Agrocluster é responsável por um volume de negócios de 1,359 mil milhões de euros; 4.500 postos de trabalho, 347 milhões de euros de exportação e 63% da superfície agrícola utilizada no continente.

Manter o foco em toda a fileira, partindo da produção agrícola, é a base do Agrocluster, fundado em 2009, que pretende atingir a sua consolidação nos próximos três anos, apoiando as empresas na conquista de novos mercados, nacionais e internacionais.

 

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