Bebidas Homepage Newsletter

Heineken aumenta lucros e vendas e anuncia plano de cortes

Por a 15 de Fevereiro de 2012 as 16:42

A Heineken, companhia cervejeira que detém a Sociedade Central de Cervejas e bebidas (SCC), anunciou um aumento dos lucros de 9,2% em 2011 em relação ao exercício anterior de 2010, para os 1,58 mil milhões de euros, reflectindo o aumento do EBIT (resultado operacional) e menores custos financeiros.

A terceira maior cervejeira mundial e dona das marcas Heineken, Sagres, Amstel, Bavaria, Sol, Foster’s, Stongbow ou Cruzcampo, refere, contudo, que o resultado líquido registou uma quebra de 1,2% para 1,43 mil milhões de euros quando contabilizados os ganhos extraordinários de 2010.

Em termos de receitas, a cervejeira holandesa cresceu 6,1% para os 17,1 mil milhões de euros contra os 16,1 mil milhões de há um ano, registando, em volume, uma evolução de 11% para os 213,9 milhões de hectolitros.

Quanto ao mercado nacional, a Heineken refere, em comunicado que “o mercado de cerveja em Portugal decresceu em 2011, reflectindo os gastos reduzidos do consumidor após a imposição de aumento de impostos e cortes nos gastos do Governo em resposta à crise económica vivida no país”. No comunicado lê-se ainda que “o volume de cerveja doméstica em Portugal diminuiu em linha com o mercado, reflectindo principalmente o menor volume no canal on-trade com o EBIT a decrescer devido ao menor volume e mix negativo”.

A cervejeira, que previa um lucro líquido estável, revelou-se cautelosa relativamente ao fraco Verão, particularmente na Europa, quando ainda não estava claro se a quebra no consumo se devia ao mau tempo registado no Continente ou pela reduzida confiança do consumidor.

No comunicado, Jean-Francois van Boxmeer, presidente-executivo da Heineken, refere que “no início de 2011, dissemos que iríamos aumentar significativamente o investimento nossas marcas e em inovação para impulsionar o crescimento em valor e volume a longo prazo. Esta estratégia ajudou-nos a obter um crescimento orgânico e de receita em todas as regiões”.

Para 2012, o responsável da cervejeira admite que continuará a “investir nas marcas e capacidades globais de negócios em toda a Empresa. Vamos também investir em mercados emergentes para manter o nosso ritmo de crescimento. Na Europa, vamos continuar a alavancar nossa posição de liderança através da nossa estratégia de crescimento de valor”.

Certo é que a Heineken lançou mais um plano de corte de custos, no valor de 500 milhões de euros, depois de ter economizado 614 milhões de euros no programa anterior de três anos.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *