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Chronopost quer crescer 40% no segmento doméstico em 2012

Por a 8 de Fevereiro de 2012 as 10:00

O consumidor online quer organizar o seu tempo e decidir onde vai levantar a encomenda sem estar dependente das limitações e constrangimentos de um serviço de entrega domiciliária.

 

Quando interiorizou esta filosofia, a Chronopost Portugal lançou, no inicio do ano passado, a rede Pick me!, constituída actualmente por 350 pontos de venda, em breve por 380.

Uma das grandes novidade do serviço é a possibilidade de expedição de encomendas em transporte expresso a partir de uma das 350 lojas da rede Pick me!.

“Com esta nova oferta, a Chronopost dirige-se aos particulares, comerciantes e profissionais liberais que constituem os segmentos C2C (Consumer to Consumer) e C2B (Consumer-to-business), onde compete directamente com a rede dos CTT, constituindo uma alternativa muito competitiva com preços cerca de metade dos praticados pelos Correios de Portugal, além de proporcionar maior conveniência, com horários mais alargados”.

Estudos sobre o valor do mercado apontam “600 milhões de euros em transacções B2C, com entrega directa ao consumidor, e estima-se que o valor do mercado de entregas expresso e rápidas em B2C é de aproximadamente 30 milhões por ano, para 6 milhões de envios”, revela Olivier Establet, administrador-delegado da Chronopost.

A recessão da economia, a queda do consumo privado e as dificuldades financeiras das empresas, vão afectar o mercado tradicional B2B, prevê Olivier Establet. “É provável que venhamos a assistir a uma crise dupla de volume e de preços, fazendo com que o mercado tradicional B2B represente menos em valor em 2012 do que em 2011. Aliás, pelas nossas estimativas, o mercado em 2012 voltará praticamente aos valores de 2004”.

O eixo estratégico da empresa em 2012 passa por desenvolver os serviços internacionais, nos quais tem “crescido a dois dígitos nos últimos cinco anos”. Tendo em conta que as “exportações são o indicador macroeconómico menos afectado pela crise”, a Chronopost tem como objectivo “tirar partido da oferta de serviços rodoviários em toda a Europa, que permite ocupar o 2º lugar europeu”.

No entanto, crescer no segmento B2C e no B2B também são objectivos para este ano e prova disso é o “investimento de cerca de dois milhões de euros que a empresa está a fazer na estação do Porto, com a instalação de uma máquina de triagem de encomendas”.

Entre os clientes da Chronopost, destacam-se La Redoute, Deccare, D-mail e Despomar.

A empresa terminou 2011 com cerca de um milhão de encomendas na actividade B2C, cerca de 10% do total da actividade em Portugal. Em 2012, estima aumentar a facturação em 40% no segmento doméstico.

 

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