Distribuição Homepage Newsletter

Vendas de roupa caem 2,6% em Espanha

Por a 17 de Janeiro de 2012 as 12:18

As lojas de roupa espanholas venderam, em 2011, menos 2,6% que no ano anterior de 2010, segundo avança o barómetro mensal produzida a Associação Empresarial de Comércio Têxtil e Acessórios (ACOTEX), tendo o presidente da entidade, Borja Oria, reclamado junto do Executivo medidas destinadas para promover consumo.

Nos últimos cinco anos, as vendas de produtos têxteis acumulam uma queda de 22,7%, destacando-se, além da queda no volume de negócios, a redução nas margens, devido às constantes épocas de saldos e promoções.

A associação considera que o IRPF (Impuesto sobre la Renta de las Personas Físicas) irá repercutir-se “de forma muito negativa sobre o consumo, uma vez que afecta o rendimento disponível das classes média e alta em Espanha”, alertando ainda para o impacto “devastador” que teria um eventual aumento do IVA. Como exemplo a ACOTEX dá a subida ocorrida em Julho de 2010, altura em que o IVA passou de 16 para 18%, com as vendas a caírem 9,5%.

De acordo com o barómetro ACOTEX, em Dezembro de 2011, que inclui parte da época de Natal que têm um papel importante do negócio do ano nas empresas, as vendas de produtos têxteis caiu de 5,7%.

No acumulado do ano, o mês em que as vendas caíram mais foi Outubro (-12,8%) devido, principalmente, ao bom tempo, enquanto os aumentos foram registados apenas em Janeiro (4,7%), Março (2%), Abril (2,9%) e Junho (3,2%).

Os dados demonstram ainda que nos últimos cinco anos, 2008 foi o ano em que quebra na comercialização de têxteis foi maior (desceu 11% face a 2007).

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *