FMCG Homepage Marcas Newsletter

Mel mais seguro à mesa do consumidor

Por a 17 de Janeiro de 2012 as 10:56

A fabricante Unisensor vai lançar no mercado, ainda este ano, testes de rastreio “mais rápidos e mais baratos”, aos contaminantes presentes no mel.

 

Este projecto de investigação recebeu 5,8 milhões de euros em ajudas da União Europeia. Os novos testes irão economizar tempo no ciclo de produção e também aumentar o número de amostras analisadas, assim como a segurança alimentar.

Os testes foram desenvolvidos como parte integrante do Projecto CONffIDENCE, que nasceu há quatro anos, com o objectivo de desenvolver métodos de baixo custo para a detecção de contaminantes presentes nos alimentos.

As crescentes preocupações na área da segurança alimentar na Europa inspiraram o projecto que, no seu término em Maio de 2012, terá um custo total de 7,15 milhões de euros; sendo que, 5,8 milhões são provenientes do sétimo programa quadro da Comissão Europeia

“Existe um amplo mercado para o mel na Europa, e há uma série de alertas sobre os níveis de antibióticos presentes”, explicou o coordenador do projecto Dr Jacob de Jong.

Os antibióticos são usados para tratar ou prevenir a infecção em colmeias, mas alguns resíduos podem ser transferidos aos seres humanos através do mel, e existem óbvias implicações para o desenvolvimento da resistência aos antibióticos nos seres humanos.

As novas tiras de testes multi-dipstick permitem analisar oito amostras em menos de 45 minutos e são capazes de detectar quatro tipos diferentes de antibióticos: cloranfenicol, sulfonamidas, fluoroquinolonas e tilosina.

O mel contaminado com esses produtos químicos está interdito a importação para a União Europeia, mas se a contaminação só for descoberta no final da cadeia de distribuição lotes inteiros poderão ser recolhidos e eliminados, com sérias implicações financeiras.

O Dr. de Jong, que trabalha no RIKILT, Instituto de Segurança Alimentar da Holanda, revelou que “até agora não existiam testes rápidos capazes de detectar mais do que um antibiótico. Este novo teste não só detecta múltiplos antibióticos rapidamente como pode ser utilizado em condições de campo”.

Actualmente em fase final de validação, o ensaio dos testes multi-dipstick será levado a cabo em vários laboratórios para garantir que os resultados são reproduzíveis, e a empresa fabricante, Unisensor, prevê que estes se encontrem disponíveis no mercado no início do próximo ano.

O projecto CONffIDENCE resulta da colaboração entre oito institutos de pesquisa, cinco universidades, duas grandes empresas do sector alimentar e uma PME, em dez países, cujo trabalho abrange a detecção de uma vasta gama de contaminantes, incluindo metais pesados, poluentes orgânicos e biotoxinas.

 

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *