FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Americanos celebram Dia do Vinho do Porto

Por a 12 de Janeiro de 2012 as 13:41

Celebrar o Dia do Vinho do Porto no dia 27 de Janeiro. A acção é promovida pelo “Center for Wine Origins”, em Washington DC, fundado pelo IVDP e pela região de Champagne.

 

O objectivo da iniciativa é encorajar a celebração do genuíno e único vinho que provém da distinta Região Demarcada do Douro, Portugal, apelando aos consumidores americanos que participem no festejo e sejam alertados para a necessidade de proteger a denominação de origem “Porto”.

Os consumidores podem participar e juntar-se ao Dia do Vinho do Porto, online, através de várias redes sociais como blogs, twitter, facebook, partilhando opiniões e sugestões acerca do vinho do Porto.

Podem, ainda, participar em diversas actividades que se irão desenvolver em várias cidades dos Estados Unidos da América. Os interessados podem registar-se e estar a par das novidades em http://bit.ly/vUenZr.

Em simultâneo, com esta celebração do Dia do Vinho do Porto, o Center for Wine Origins lançou um concurso para encorajar os consumidores americanos a fotografar os seus vinhos do Porto favoritos.

“O IVDP apoia esta iniciativa de celebração do vinho do Porto nos EUA. É o país no qual estamos a promover um intenso trabalho de protecção das denominações de origem, cujos consumidores começam a estar sensibilizados para a importância da proveniência dos vinhos”, adianta o Presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral.

Esta iniciativa vem reforçar o trabalho de protecção da denominação de origem Porto que o IVDP tem vindo a desenvolver através do Center for Wine Origins e que começa a influenciar os americanos.

Um estudo recente indica que os consumidores americanos estão preocupados com os plágios e com a defesa da denominação de origem. Esta foi a principal conclusão de um inquérito realizado online, junto de 1000 consumidores de vinho americanos que compram, no mínimo, três garrafas por mês.

Cerca de 79% dos inquiridos consideram que a região de onde é proveniente o vinho é um importante factor no momento da compra; 75% reconhece que deixaria de comprar determinado vinho que dissesse que era de determinada região de origem (como Porto) e que, afinal, não o fosse;84% defende que a região de origem é de extrema importância para a qualidade do vinho; 96% dos americanos inquiridos diz que os consumidores devem saber a localização das vinhas; 98% defende que se devem estabelecer parâmetros mundiais que atestem, de facto, a localização das uvas e dos vinhos.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *