FMCG Homepage Marcas Newsletter

Noruega sem manteiga

Por a 16 de Dezembro de 2011 as 14:13

A notícia parece do outro mundo, mas é verdade. A Noruega, ou melhor, os noruegueses estão a viver dias difíceis, tudo porque o país está a ficar sem manteiga.

O problema agrava-se se levarmos em conta que estamos a poucos dias do Natal, altura em que dispara a procura por manteiga na Noruega, uma vez que os noruegueses usam a manteiga para praticamente todo o tipo de refeições.

Depois de um verão muito chuvoso e mau tempo, as vacas norueguesas não foram capazes de produzir a quantidade habitual de leite, fazendo com que o stock seja inexistente, havendo quem esteja já a vender o produto por quatro vezes o seu valor habitual nas lojas (acima do 80 coroas, cerca de 10,40 euros/kg).

Há pessoas a ir comprar grandes quantidades de manteiga à Suécia com o objectivo de introduzi-la no mercado negro ou para vendê-la pela Internet, de modo a evitar problemas com as autoridades do país, uma vez que a Noruega possui leis muito rigorosas relativamente à importação de produtos alimentares e muito protectoras dos produtos locais.

Não muito longe, está um dos maiores exportadores de manteiga do mundo – Dinamarca -, mas as taxas alfandegárias a pagar são tão altas que não compensa aos produtores dinamarqueses vender a sua produção para a Noruega.

Uma das empresas norueguesas – Tine – indicou à imprensa local que o Governo poderia estar a equacionar baixar as taxas alfandegárias para que as empresas locais pudessem comprar manteiga no exterior em grandes quantidades. No entanto, a medida é considerada insuficiente, uma vez que limita o novo preço ao mês de Dezembro, margem insuficiente para que as fábricas dinamarquesas possam enviar uma quantidade tão elevada de produto tão perto das férias de Natal.

 

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *