Distribuição Homepage Newsletter

Só 3% dos espanhóis compram produtos alimentares pela Internet

Por a 25 de Novembro de 2011 as 14:05

Segundo avança um estudo da Caprabo e do Centro de Estudo Demográficos da Catalunha, somente 3% dos consumidores espanhóis efectuam compras de produtos alimentar pela Internet.

O estudo que tem como objectivo analisar o comércio electrónico durante a primeira década do século XXI, bem como os valores das compras alimentares associados num dos sectores que foi dos últimos a incorporar as vendas online, revela ainda que, em Espanha, 24% dos utilizadores da Internet compram online.

Os autores do estudo explicaram que actualmente a Internet converteu-se num “atributo individual e que deixou de ser do lar”, salientando que entre os utilizadores que compram produtos alimentares neste canal, 60% o faz com frequência, correspondendo a uma média de nove compras anuais.

O estudo destaca ainda que o comportamento dos clientes online é completamente oposto à atitude da compra presencial: enquanto nas lojas físicas os dias de maior afluência e vendas são as Sextas-feiras e Sábados, na Internet o dia de maior venda é a Segunda-feira, verificando-se, também, que em termos de visitas, estas atingem um pico depois de um período de férias e um mínimo nas vésperas de dias festivos, como são os casos dos dias 14 de Agosto e 24 de Dezembro.

Já quanto ao perfil dos compradores na Internet, o estudo identifica as mulheres (73%) entre os 35 e 45 anos que trabalham fora de casa e com pouco tempo livre como principais utilizadoras. São elas que elaboram metade da cesta de compras online (57%) com produtos de drogaria, perfumes, leite, conservas e bebidas, entre os 8.000 produtos diferentes oferecidos no website capraboacasa.com.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *