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Consumidores espanhóis fazem contenção de gastos na alimentação

Por a 24 de Novembro de 2011 as 12:21

Segundo um relatório recente do Ministério do Meio Ambiente e Meio Rural e Marinho (MARM) espanhol, os consumidores estão, actualmente, a conter os gastos em alimentação no lar para fazer frente às subidas de outros produtos, traduzindo, assim, uma maior planificação na hora de ir à compras, registando-se menos vendas por impulso.

O relatório indica que o consumo total alimentar e bebidas dos lares em Espanha, alcançou os 30.200 milhões de quilos durante o ano móvel, desde Outubro de 2010 até Setembro de 2011, correspondendo a uma valor de 67,2 mil milhões de euros, representando um decréscimo de 2% em volume face ao exercício anterior.

De acordo com os dados do Observatório do Consumo e Distribuição Alimentar, os consumidores referem que durante este ano mantêm o consumo de Marcas da Distribuição (MdD), constatando-se que 91,5% adquiriu pelo menos um produto de MdD e que somente 8,5% afirma nunca ter comprado um produto de marca dos distribuidor.

Já em relação à eleição do estabelecimento para realizar as compras, o consumidor espanhol dá prioridade à qualidade (66,9%), seguindo-se o preço (63,4%) e proximidade (44,4%), embora o último item esteja a ganhar cada vez mais peso.

Por formatos, os super e hipermercados são os grandes aglutinadores (71,6%) do volume comprado no retalho espanhol, constatando-se, contudo, que são os supermercados os formatos preferidos ao concentrar 41,6% do volume total.

 

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