Distribuição Homepage Newsletter

26% dos jovens portugueses consulta a Internet antes das compras de Natal

Por a 24 de Novembro de 2011 as 11:34

O Observador Cetelem sobre as intenções de compra para o Natal 2011 concluiu que 26% dos jovens portugueses consulta a Internet antes das compras de Natal e que são os jovens, entre os 18 e os 24 anos, a faixa etária que mais consulta o online.

O estudo mostra também que os indivíduos entre os 55 e os 65 anos não fazem uma pesquisa prévia na Internet antes de iniciar as suas compras para esta época festiva.

Num panorama geral, os consumidores portugueses recorrem pouco à Internet como meio de consulta para fazer as suas compras de Natal. Apenas 12% dos inquiridos admite fazer uma pesquisa prévia antes de adquirir algum presente. Esta percentagem é ainda menor na região Centro e Norte do País, onde apensas 7% e 8% dos inquiridos, respectivamente, admite consultar a Internet. Lisboa é a região do País onde existe o maior número de inquiridos admite realizar este tipo de consulta.

Na análise por classes sociais, são as mais baixas (C2/D2) que menos recorre à pesquisa na Internet – 98% dos inquiridos afirma que não costuma consultar a Internet antes de efectuar as suas compras de Natal. Já entre os indivíduos das classes mais altas (AB/C1), 14% admite pesquisar antes de comprar.

Para Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal, nesta questão específica sobre a consulta prévia na Internet antes de efectuar as compras de Natal, “destaca-se o facto de quanto mais velhos são os indivíduos menor é a percentagem que consulta a Internet. Sabemos que as gerações mais novas são os maiores utilizadores da Web, principalmente das redes sociais, que dominam a preferência de acesso dos mais jovens”.

A responsável pelo Observador Cetelem, “as marcas e distribuidores precisam de estar atentos a este fenómeno e desenvolver novas técnicas que lhes permita estabelecer o contacto com este público. Saber como ‘falar’ num ambiente online já se tornou numa questão de sobrevivência para as marcas”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *