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Mercadona ganha quota de mercado em Espanha

Por a 10 de Novembro de 2011 as 12:15

Segundo os últimos dados avançados pela revista especializada Alimarket, a Mercadona foi o único grupo de distribuição alimentar que, no último exercício, conseguiu ganhar quota de mercado aos seus rivais.

Assim, o grupo liderado por Juan Roig aumentou a sua quota em 1,3 pontos percentuais, para 22% num mercado que registou vendas de 69,3 mil milhões de euros, correspondendo a uma subida de 0,4% face ao ano 2009.

Comparando a posição da Mercadona em 2008, quando o mercado do retalho alimentar alcançou os 70,1 mil milhões de euros de receitas, o grupo com origem em Valência aumentou a quota em 1,6 pontos percentuais.

Os dados revelam ainda que o peso da Mercadona na cesta de compras é ainda maior que a quota de mercado, referindo a Alimarket que as lojas lideradas por Roig representam quase um quarto das vendas (24,9%).

Atrás da Mercadona surgem Carrefour e Eroski, companhias que no exercício passado vieram a sua quota de mercado cair para 18,3 e 9,3%, respectivamente. Os analistas da Alimarket admitem que esta realidade se deve ao comportamento menos positivo da divisão de hipermercados, formato que mais sofre com a redução no consumo.

Neste aspecto, também a insígnia da Auchan – Alcampo – foi penalizada.

Durante o exercício de 2010, os operadores da distribuição moderna mantiveram o volume de investimentos, calculado em dois mil milhões de euros, embora o capex dedicado à expansão tenha registado uma quebra de 28% face a 2009.

Ao longo de 2010, a Mercadona investiu cerca de 575 milhões de euros, dos quais 80% destinaram-se à abertura de 60 novas lojas e reformulação de 32, bem como ao desenvolvimento dos centros logísticos. A companhia alcançou, assim, as 1.310 lojas.

Já o Carrefour, concentrado na renovação dos seus hipermercados com a implementação do novo formato Planet, a companhia francesa gasta cerca de 4 milhões de euros por loja, prevendo-se que até 2012 o valor atinja os 500 milhões de euros.

Os alemães do Lidl, por sua vez, investiram 150 milhões de euros no mercado espanhol, enquanto o player da casa – Hipercor – gastou 100 milhões de euros.

 

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