Distribuição Homepage Newsletter

Actividade económica com pior variação homóloga desde Março de 1984

Por a 21 de Outubro de 2011 as 14:38

O indicador coincidente da actividade económica do Banco de Portugal (BdP) caiu em Setembro 3% relativamente ao ano anterior, agravando a tendência negativa que se regista desde o início do ano.

Segundo os dados hoje [Sexta-feira] divulgados pelo BdP, a actividade económica em Portugal caiu pelo oitavo mês consecutivo e registou a pior variação homóloga mensal desde Março de 1984 – pouco depois de o Governo da época ter recorrido ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Em todos os meses desde Janeiro (em que a variação foi nula), o indicador tem sucessivamente registado valores mais negativos. Em Julho, o indicador caiu 1,8%; em Agosto, 2,4%.

Também o indicador coincidente para o consumo privado do Banco de Portugal caiu em Setembro 4,4% relativamente ao mesmo mês do ano anterior – a pior queda desde que há dados disponíveis (Janeiro de 1978).

O indicador para o consumo privado do BdP mede a evolução do consumo dos particulares em Portugal. Desde dezembro de 2010 que todos os meses a variação deste indicador tem sido negativa.

A variação acumulada até Setembro do indicador do consumo privado é também negativa – uma taxa de variação de menos 2,7%.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *